A melhor cidade do Brasil para se investir

27/09/2021 - Post

 

O conceito mais importante no mercado de investimentos é comprar um ativo que tenha valor na baixa e vender na alta. Fazendo um paralelo com o Rio de Janeiro, muito se fala sobre a decadência da cidade maravilhosa, que nos últimos anos parece ter sofrido com uma violência sem igual e o êxodo de empresas.
 
Mas o que é fato e o que é ficção? O Rio dentre os mais de 5.570 municípios brasileiros ainda detém o segundo lugar no PIB brasileiro. A cidade corresponde aproximadamente a 5% de tudo que é produzido de bens e serviços no Brasil, podendo ser comparada a muitos países do mundo.
 

No quesito violência, é preciso olhar os dados com uma lupa e com certa familiaridade. Vejamos que pelos dados do Ipea e do Fórum de Segurança do Brasil, a cidade não consta entre os 100 municípios mais violentos do país, ao contrário, o Rio está entre os 100 mais seguros. Curiosamente, olhando os dados de assaltos a estabelecimentos comerciais, é mais seguro abrir um comércio na cidade do Rio do que na de São Paulo.

Portanto, parece que a cidade vem sofrendo nos últimos anos uma miopia seletiva ou uma subversão narrativa. Apesar dos inúmeros problemas que de fato existem, acredito ser oportuno mudarmos o foco e endereçar a segunda questão aqui. Abaixo 5 pontos que mostram o potencial da cidade maravilhosa:

 
 
 

Todo problema é uma oportunidade disfarçada:

 

Os empreendedores que conheço e principalmente aqueles que ganharam muito dinheiro com suas empresas, começaram seu empreendimento com um único objetivo: solucionar um problema. Considere, ao ouvir que o Rio está cheio de problemas, trocar a palavra problema e mude a narrativa para: Rio está cheio de oportunidades.

 
 
 

Encontre o mar azul:

 

Durante uma conversa, ouvi um grande empresário brasileiro dizer que estava muito feliz com seus investimentos no Rio. O fato era que em outras cidades, brigava com muitos competidores, mas no Rio, estava nadando de braçada na sua disputa pelo mercado. A estratégia do mar azul vem do escritor Cham Kim, que em seu livro diz que não devemos tentar superar a concorrência, mas encontrar mercados pouco explorados. Com menos disputa, melhores as margens. O Rio tem menos concorrência.

 
 
 

Não confunda malandragem com criatividade:

 

Apesar de ter a fama de malandro, o carioca é, na sua essência, criativo. Einstein já dizia que a criatividade é mais importante que conhecimento, característica essa, que transformou a lista da Forbes de 2021. Se olharmos para as 10 pessoas mais ricas do Brasil, pelo menos 50% é composta por cariocas. Liderando a lista estão três deles. Lemann, Telles e Sicupira juntaram a qualidade japonesa nos processos, a meritocracia americana e a criatividade carioca para montar um império global.

 
 
 

Qualidade de vida:

 

Passamos nossos anos mais saudáveis e produtivos trabalhando, e portanto, devemos aproveitá-los ao máximo. Em seu livro Antes de Partir, a autora Bronnie Ware, entrevistou pessoas no leito de morte e perguntou quais foram seus maiores arrependimentos. Nenhuma das pessoas respondeu que deveria ter trabalhado mais. Isso não quer dizer que não devemos trabalhar duro para conquistar o que queremos, mas coloca em perspectiva o necessário equilíbrio para uma vida plena. A cidade maravilhosa é um dos poucos lugares onde o equilíbrio entre trabalho e lazer pode ser maximizado. É possível ficar 18 horas em um escritório trabalhando no seu sonho. Também é possível tirar 15 minutos para contemplar a natureza ou dar um mergulho na praia, ao invés de enfrentar horas de trânsito para aquele coco gelado.

Lembre-se, quando seu neto sentar no seu colo, a história sobre a incrível planilha excel que você fez, não estará no hall das suas histórias favoritas.

 
 
 

Marketing é alma do negócio:

 

Que me perdoe Balneário Camburiú, mas se perguntar ao gringo onde essa cidade fica ele dificilmente saberá responder. Por outro lado, muitos ainda acreditam ser o Rio a capital do Brasil. Aqui, nós nos beneficiamos do conceito de place branding. O conceito levou a marca I Love NY a ajudar a cidade de Nova Iorque, numa época extremamente violenta, a manter sua moral e se concretizar como uma das cidades mais importantes do mundo. Dizer que sua empresa tem sede no Rio de Janeiro significa dizer que sua empresa opera no Brasil. Afinal, é o Cristo Redentor na capa da famosa The Economist. Para um branding de projeção global, não há nada como a marca Rio de Janeiro.

 

Com tantas oportunidades e pela sua importância no cenário econômico brasileiro, a cidade do Rio continua sendo um ativo de bastante valor. É necessário, como com qualquer investimento, olhar a fundo e estudar bastante antes de fazer qualquer aporte de capital. E é para ajudar nesse processo que a Invest Rio está aqui: para conectar o investidor à cidade maravilhosa.

 

 

 

Essa matéria foi produzida pela invest.Rio, 15/04/2021

https://www.invest.rio/post/a-melhor-cidade-do-brasil-para-se-investir

Rodrigo Stallone

Galeria

loading...
carregando